Concurso público para carreira docente nas universidades — uma reflexão.

14/06/2023 15:55

Há tempos que questiono o formato dos concursos públicos para a carreira docente nas universidades públicas, em especial nas federais, a julgar pela forma como se dá o processo seletivo na instituição em que atuo. Aqui na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) pude participar sob todas as perspectivas: como concursante, como membro de banca examinadora e como expectador em diversas ocasiões.

Um dos pontos que considero questionável é implicação da valoração que se dá as provas escrita e didática no resultado final do processo. A título de exemplo, vejamos os pesos atribuídos para cada prova no edital mais recente, item 8.2. (página 26): a prova escrita (peso 2,5), didática (peso 3,5), projeto de atividades acadêmicas e do memorial descritivo (peso 1), e a prova de títulos (peso 3,0).